Image Map

Parcerias com lojas: quem sai ganhando?

12 março 2014

Untitled
Hoje em dia existem muitas blogueiras pela internet que adoram falar sobre tudo que gostam. A grande maioria sobre moda, beleza, livros ou filmes. Eu sou uma delas e isso é bom, ter tanta gente falando de coisas legais, de formas diferentes umas das outras. Um objetivo que a grande maioria tem é a de que ganhar alguma coisa com seus blogs, pois isso significa que o tempo e a dedicação que elas dão ao seus espaços na rede valem alguma coisa. O principal método de ganhar algo com o blog são as parcerias com lojas/empresas, que fazem uma troca de favores com as blogueiras/blogueiros: dão produtos em troca de posts publicitários, onde as donas dos blogs falam super bem da loja e do produto que receberam. Isso pode ser muito bom e válido para ambas as partes. Mas e os leitores, será que sempre sabem se aquele post foi patrocinado ou é uma "dica de amiga"? As blogueiras separam publicidade de seu próprio conteúdo? Nem sempre isso é visível nos blogs, o que sempre me deixa um pouco confusa. Aquela resenha falando super bem do produto é sincera ou a blogueira recebeu e está na obrigação de elogiar? Falta um pouco de consideração com os leitores nesse aspecto.
Uma coisa interessante é que a maioria das blogueiras que tanto quer parcerias com lojas e empresas tem condições financeiras de comprar grande parte dos produtos que pede para resenhas. Por que elas precisam tanto ganhar das lojas? É um questão de ego, saber que a mercadoria foi mandada especialmente para sua residência e de forma gratuita ou apenas querem conhecer produtos novos sem ter que pagar por isso? Vai muito de quem escreve a resenha pensar sobre os motivos que levam a pedir parcerias. Será mesmo uma troca de favores, em que os dois lados sairão satisfeitos ou sairá dessa apenas a blogueira feliz pelos produtinhos recebidos e induzido seus leitores a comprar coisas desnecessárias? Pensem sobre isso. E, leitores e leitoras de blogs: não se deixem levar por qualquer resenha de internet. Consumo consciente, por favor!


2 comentários:

  1. Eu acho que no momento em que você recebe um produto para testar, você deve falar a verdade sobre ele! não falar bem com " medo de perder a parceria " pois você estaria engando os leitores e outros consumidores que comprariam este produto que acham que é bom!
    Adorei post flor! Beijos!!!

    Não deixe de visitar: http://blogdalarymarkes.blogspot.com.br/
    Não deixe de visitar: http://meupequenoprincipeantonny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito ridículo quando blogueiras com ótimas condições financeiras ficam se gabando dos produtinhos recebidos e escrevendo coisas milagrosas sobre eles. Mas pior do que isso são aquelas que nem escrevem o post! Falam coisas do tipo "pesquisei muito sobre o produto X e trouxe pra vocês algumas considerações..." e quando vou procurar aquilo foi copiado discaradamente de algum site!
    E isso é ruim para os leitores e para as blogueiras que falam a verdade. Eu já parei de acreditar em resenhas faz tempo, mas imagina se deixei de comprar alguma coisa por achar que era pura publicidade e era verdade?!
    Tem muita blogueira por aí que só pensa em si mesmo, e é triste ver isso! :(

    ResponderExcluir

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design