Image Map

4 motivos para ler A Menina que Roubava Livros

05 junho 2014


A Menina que Roubava Livros é um livro de 2005, escrito por Markus Zusak e publicado no Brasil pela editora Intrínseca. Já falei sobre o filme baseado no livro aqui no blog, e agora vim falar sobre o livro, que terminei recentemente. Listei alguns motivos para quem ainda não leu dar uma chance para o livro sobre Liesel Meminger:

  • A Morte é a narradora do livro

O livro é narrado pela morte, que se diz uma senhora preocupada em fazer seu trabalho corretamente. Ela narra o livro baseada nas memórias que a própria Liesel escreveu, comentando alguma coisa ou outra. Às vezes ela dá alguns "spoilers", mas nunca revela demais, a ponto de perder a graça.

  • A amizade de Liesel e Rudy é encantadora

Rudy é o vizinho de Liesel, que a ajuda em seus roubos (de livros e comida) e é apaixonado por ela. Vive a pedindo beijos, que são sempre negados. Quando Liesel teve um de seus livros jogado no rio por um garoto mais velho, Rudy pula na água fria para buscá-lo, mostrando sua lealdade. Rudy sempre a acompanha nos furtos à casa do Prefeito, apesar de não aprovar quando a menina só inclui livros em seus pequenos crimes e não pega comida para o amigo, que sempre está com fome. Os dois vão crescendo juntos e a amizade só se fortalece.

  • O livro é emocionante

Quem viu o filme já sabe o que pode esperar do livro: tem partes da história que são bem tristes, principalmente envolvendo a guerra, a falta de dinheiro das famílias naquela época e a perseguição aos judeus. Liesel tem uma infância bastante sofrida, mas é bem madura e sabe lidar com seus problemas, sendo grata por tudo que tem apesar das dificuldades.

  • A leitura é fácil

A Menina que Roubava Livros é, apesar de ser um pouco longo, de leitura muito fácil. A Morte narra a história de Liesel de forma simples e divertida, deixando sempre o leitor curioso para saber o desfecho da história. 

7 comentários:

  1. Sou louca para ler esse livro e assistir o filme.
    Mas sempre me esqueço dele quando vou comprar um novo.

    xoxo' <3

    É de grau! | Sorteio | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é realmente ÓTIMO !!! Li, chorei muuuuuuuuuuito e amei demais ! O Rudy é um amor, Liesel era uma menina de sorte, rs Adorei o post! ( encontrei seu blog pelo face, rsrs )

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriela!!!
    Gostei bastante dos pontos que você enumerou, me empolgou ainda mais para ler esse livro. Assisti apenas o filme, mas achei bastante vago, faltando muitos detalhes, sei lá, quando se é leitor a gente fica mais criterioso com as coisas, asuhasusahusahasuhsauas

    ResponderExcluir
  4. Sou apaixonada por esse livro, super recomendo pra quem quiser!
    O filme também, é divino, recomendo pra quem não curte ler ♥
    Amei o blog, o layout é lindo *-*
    Bjbj
    http://ameninaqueprocuravasorrisos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que eu ainda não li ? Só assisti o filme /shame desde que foi lançado eu quero ler mas nunca deu certo.
    Beijos!
    www.yarasousa.com

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não Li , e ainda to com o filme aqui kk'
    Estou doida para ler ♥
    http://miniblogueiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já assisti o filme e o livro tá aqui na minha estante só esperando pra ser lido.
    http://aposasreticencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design