Image Map

Filme: O Doador de Memórias

19 setembro 2014

O Doador de Memórias : Foto Brenton Thwaites, Jeff Bridges

Nessa semana fui assistir ao filme O Doador de Memórias, que conta com Meryl Streep no elenco. O filme se passa no futuro, onde as pessoas vivem em comunidades bem diferentes, que foram construídas sobre as ruínas do mundo antigo, que o ser humano destruiu. Há um respeito pelo meio ambiente (não há carros nessas comunidades, por exemplo) e pelos outros. Por outro lado, as pessoas não têm sentimentos. Todas as manhãs elas tomam medicamentos para amenizar suas emoções. Elas não sabem que seus remédios servem para isso, pois tomá-los diariamente faz parte de um conjunto de regras para viver em comunidade. Essas regras são ditadas pelo governo e rigorosamente obedecidas.
Apenas uma pessoa tem memórias de como era o mundo antigamente, cheio de diversão, alegrias e dores. De tempos em tempos essa pessoa precisa doar suas memórias para alguém mais novo. Meryl Streep vive no filme uma anciã, que tem poder sobre todos e escolhe a profissão de cada um. Ela também escolhe quem será a próxima pessoa a receber as memórias. Jonas (Brenton Thwaites), o jovem protagonista, é o escolhido para receber as lembranças do antigo mundo, e deve passar por um treinamento para isso. 
Ele então passa a ver tudo de outra forma e começa a ter sentimentos como amor, raiva e dor. Jonas tenta passar adiante tudo que aprendeu e sentiu com a experiência, mas coloca em risco todo o modo de vida da comunidade.

O Doador de Memórias : Foto Jeff Bridges, Meryl Streep

O filme é bem interessante e as memórias que são "doadas" a Jonas são impressionantes. São imagens de tudo que o mundo tem de melhor - e pior. Nascimentos, guerras, demonstrações de amor e até esportes radicais. Na medida que o protagonista recebe essas memórias, o filme vai passando de preto e branco para colorido. A sociedade futurista no início me lembrou a do filme Divergente, mas logo se percebe que os filmes são bem diferentes, pois O Doador de Memórias tem uma história mais séria, falando sobre o poder do estado sobre as pessoas. Acredito que o livro que inspirou o filme seja melhor e explique bem mais a história, mas O Doador de Memórias é um filme bem gostoso de assistir. Fica a dica para o final de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design