Image Map

Precisamos falar sobre feminismo

19 março 2015


Um dos temas de março do grupo Rotaroots é o feminismo. Eu adoro esse tema e estou sempre indicando blogs feministas nos Links da Semana, então escolhi esse assunto pra escrever.

Pra começar, feminismo é a ideia de que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos. Não se trata de igualdade e sim de equidade, pois mulheres e homens são diferentes. Logo, se você diz que não é feminista, você está dizendo que homens devem ter mais direitos que mulheres.

Para ser feminista você não precisa necessariamente ir a protestos e afins. Você pode (e deve!) conscientizar aqueles que estão perto de você. Ser feminista é se questionar e questionar os outros sempre.

Você pode começar respeitando as escolhas e a liberdade das mulheres à sua volta. Respeitando o direito delas de usar a roupa que quiserem, de ficar com quiserem, etc. Assim como você respeita isso nos homens. Também é importante entender que mulheres não são inimigas e sim que estamos todas no mesmo barco. Essa empatia entre mulheres é chamada de sororidade.

Ser feminista também é questionar como a mulher é vista e retratada, seja nas artes ou na publicidade, por exemplo. Como a mulher é retratada no cinema, nas novelas e nas propagandas? Faça o Teste de Bechdel e descubra se os filmes ou séries que você quer ver são machistas ou não. É simples, faça a seguinte pergunta: esse filme tem mulheres que conversem entre si sobre algo que não seja homens? Escolher filmes e séries que mostrem mulheres de uma forma não machista já é um grande passo.

É simples aplicar o feminismo em seu dia a dia. É com pequenas desconstruções que conseguimos acabar com certos preconceitos e deixar o mundo um pouco melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design