Image Map

Documentário: Miss Representation

12 maio 2015


A representação das mulheres na mídia é sempre tema de discussões e polêmicas. Não é de hoje que marcas fazem das mulheres objetos para vender seus produtos. A forma como as mulheres aparecem em filmes e séries, normalmente escritos por homens, também não agrada muito ao público feminino.

É sobre isso que fala o documentário Miss Representation, que foi feito nos Estados Unidos por uma ONG feminista. Muitas mulheres que são atrizes, diretoras, entre outras profissões, dão seus depoimentos e a obra apresenta diversos dados sobre mídia e desigualdade de gênero.


O principal lema do documentário é "você não pode ser o que você não pode ver" e a frase citada logo no início é "a forma mais comum das pessoas abdicarem de seu poder, é pensando que não tem nenhum”, de Alice Walker. Ou seja, se não começarmos a ver exemplos de mulheres que tenham poder sobre suas próprias vidas, não teremos esse poder também. Miss Representation nos faz pensar sobre como as crianças estão absorvendo essas mensagens, de que mulheres são submissas e devem apenas ser bonitas.


Uma das partes mais tocantes do documentário é o depoimento de uma estudante, que conta que não sabe como ajudar sua irmã mais nova, que sofre na escola por ser gorda e se corta por causa disso.

Miss Representation é uma ótima recomendação pra quem ainda tem dúvidas de que há algo errado nas mensagens que as mulheres recebem diariamente. Também traz um recado importante pra quem trabalha com publicidade ou comunicação no geral.

Para mais informações ou para assistir o filme, que também está no Youtube, acessem o site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design