Image Map

Filme - Spotlight: Segredos Revelados

12 janeiro 2016


Spotlight conta a história de um grupo de jornalistas investigativos do Boston Globe que busca provar uma série de abusos contra crianças, cometidos por padres muitos anos antes. Para isso, eles precisam quebrar o sigilo de documentos e lutar contra a Igreja Católica, que conseguiu abafar os casos por muito tempo.


A busca por essas informações é bastante difícil e dura meses, até que a primeira reportagem seja feita. Os jornalistas buscam informações com advogados, policiais, representantes da Igreja e muitas vítimas. A forma com que eles trabalharam é inspiradora para quem faz jornalismo, pois eles não têm medo de que percam seus leitores (em sua maioria cristãos) e querem contar a verdade, da forma mais humana possível.

O filme é muito tocante, principalmente quando assistimos aos depoimentos das vítimas de abuso, que quando são procuradas já são adultas e ainda têm seus traumas. O que torna o filme ainda mais triste é que a história é baseada em fatos. Porém, ver a dedicação da equipe Spotlight em ouvir as vítimas e contar a verdade já é quase suficiente para restaurar a fé na humanidade.

Para quem já viu Star Wars e busca um filme pra assistir no cinema, recomendo muito Spotlight. Dá uma aula de jornalismo e de fato coloca os holofotes sobre um problema mais comum do que imaginamos. Inclusive, ao final do filme, aparece uma lista de locais onde foram registradas denúncias, e o Brasil está entre eles. Só não garanto que você vai conseguir ir à igreja após ver o filme!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design