Image Map

Guest Post: Estilo contemporâneo, você sabe o que é?

23 fevereiro 2016


Tecnicamente, o estilo/design contemporâneo  está enraizado no momento (como este, aqui e agora, momento em que você lê este artigo) Mas, em termos gerais, representa uma reviravolta sobre as decorações tradicionais. Aqui o menos é mais: perfis lisos em vez de ornamentações, tecidos sutilmente modelados em vez de estampas coloridas, acessórios mínimos em vez de grandes decorações. Na maioria das vezes aqui tudo deve ser clean. Você pode ouvir algumas vezes o contemporâneo e o moderno sendo citados como sinônimos, mas posso te dizer que eles não são a mesma coisa.

Por que o design contemporâneo funciona? Porque ele possui uma forte ênfase na linha e na forma - dois elementos essenciais de um bom design - estilo contemporâneo transmite energia.

Venha comigo nessa que irei te mostrar e comentar vários ambientes com este design tão belo.



Linhas simples


Repita comigo: linhas, planos e ângulos. Design contemporâneo é orientado sempre ao longo de um eixo horizontal-vertical, isso transmite força ao ambiente. Talvez você deva estar pensando: Então quer dizer que toda casa com este design deve ter cantos retos? Claro que não. Equilibrar o visual com algumas curvas é a chave ideal para manter-se fiel às formas geométricas.



Neutros sofisticados

Creme, branco, bege, cinza, preto - Estes são o alicerce sobre qual o design contemporaneo se encontra. Esquemas monocromáticos e o tom-sobre-tom permite que as linhas e formas dentro de um espaço se tornem atração principal. Mas não se esqueça…
Neutro é um termo bastante amplo. Escolha uma sombra com tons que adicionam 'juros' às cores. (exemplo: o cinza-azul da foto abaixo). Tente o creme com toque de rosa, cinza com toque de verde, ou bege com um pouco de ouro.




Espaço aberto/vazio


O espaço vazio sempre assume uma qualidade quase escultural que fala por si só, sempre esculpida pela forte arquitetura. Não tente aplicar essa técnica a um apartamento pequeno.


 


Pisos sem frescuras


Se você ama andar descalço sempre pisando naquele chão geladinho, você está com sorte. O design contemporâneo sempre procura evitar tapetes e carpetes à favor das superfícies duras e elegantes como um piso de granito por exemplo. Mas não se esqueça… Isso não quer dizer que você não possa ter um tapete na sua casa. Isso é apenas um caminho e não uma regra.



Mobília

Os móveis deste design sempre tem linhas limpas e perfis marcantes. Você não vai encontrar nada de muito enfeitado ou com florais e arabescos. Sempre procure se concentrar em mesas que possuem poucas pernas. Uma overdose de mesas e cadeiras de pernas longas podem fazer um espaço se sentir estranho e instável.


 

Poucos acessórios

Você lembra que dissemos no inicio que o menos é mais? Pois bem, chegou a hora dele. Os acessórios. Sempre procure manter acessórios simples, poucos e muito bem escolhidos.


 

E você, o que você achou do estilo contemporâneo?

Post por Matheus Bertoluci

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design