Image Map

Guest Post: Os benefícios da yoga

25 fevereiro 2016

 

Quais problemas podemos tratar com a yoga?

Um dos problemas modernos o qual muita gente que vive em cidades sofre é a ansiedade e o stress. Infelizmente esses companheiros constantes de nosso dia a dia acabam se desdobrando em outros problemas mais sérios, como transtornos de ansiedade e depressão. Mas cada vez mais gente tem encontrado na yoga uma resposta para combater esses problemas. Os exercícios da yoga, associados à terapia holística, têm ajudado muita gente a superar o stress do dia a dia e melhorar consideravelmente a qualidade de vida. Confira abaixo como se dá o tratamento através da yoga para reduzir e eliminar a ansiedade.

Yoga e terapia holística

Atualmente, a psiquiatra e a psicologista não são os únicos meios que as pessoas buscam para controlar a ansiedade. A yoga e a meditação são bastante procuradas para o tratamento desse problema. Os exercícios da Yoga ajudam a eliminar a tensão da musculatura e do corpo, e a meditação ajuda a eliminar o stress mental. Além disso, algumas terapias adicionais como a terapia floral ajudam a complementar tratamento.

Quando se está ansioso, respira-se e inspira-se muito rapidamente, é uma respiração curta e, então, não é profunda. No trabalho respiratório da yoga, o paciente vai respirar mais lentamente, soltando o ar, isso vai levar a um desaceleramento do nível de ansiedade.

Esse processo de usar várias terapias para terapias para tratar um problema é conhecido como terapia holística, e é extremamente efetivo porque trata de diversos aspectos do problema da ansiedade. Terapia floral, aromaterapia, meditação, compostos para aliviar a ansiedade e a Yoga são algumas das terapias mais comuns, mas há diversas outras que podem ser aplicadas, dependendo da especialidade do centro de Yoga que você for frequentar.

A meditação no tratamento da ansiedade é também apontada como eficaz e tem sido alvo de muitos estudos no Brasil e no exterior. Ela produz um relaxamento que vai eliminar o desejo latente de resolver tudo do dia para a noite. A ansiedade faz com que a pessoa deseje o futuro para querer sair daquela situação do transtorno e para resolver suas inúmeras atividades no trabalho ou em casa, ou mesmo o saudosismo, relembrando que tudo antes era melhor. 

A meditação, através do autoconhecimento, vai focar a atenção da pessoa para o agora, você vai ficar mais com você mesmo e, assim, terá uma relação de mais confiança com a vida, ressalta. Além disso, a meditação também melhora a respiração e a paciência.

Problemas que podem ser combatidos com a yoga

Existe uma série de problemas que são desdobramentos da ansiedade que podem ter consequências sérias na saúde física e mental da pessoa, e que podem ser tratados de maneira efetiva através dos exercícios da yoga e da meditação. Conheça alguns:

Os transtornos de ansiedade

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): Pensamentos intrusivos e comportamentos repetitivos com o intuito de afastar a ocorrência de ameaças obsessivas. O principal prejuízo é no bem-estar psicossocial.

Fobia social

Medo excessivo e irracional em público: o indivíduo teme agir de modo humilhante e embaraçoso. Mais da metade das pessoas que sofrem desse transtorno têm depressão.

Ansiedade generalizada

O transtorno mais comum. Ansiedade e preocupação exagerados, agitação, tensão muscular, fadiga, perturbações no sono e dificuldade de concentração.

Síndrome do pânico

Sensação de perigo ou de morte iminente. O ataque de pânico é espontâneo e dura, no máximo, 10 minutos. Os casos duplicaram em relação a década de 80, hoje em 4% da população mundial desenvolve a doença.


Post por Regina Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design