Image Map

Qual é o melhor tipo de couro?

22 março 2016


O inverno está chegando e com aquele aquela vontade de comprar uma jaqueta de couro nova, não é mesmo? Mas, antes de comprar uma peça nova em couro, é bom saber quais os tipos desse material e as diferenças, que vão bem além do preço.


Couro tradicional: É feito a partir do couro animal e é submetido a processos artesanais e industriais para ganhar resistência (e não apodrecer). Esse tipo de couro exige cuidados. Não pode ser guardado em sacos plásticos, e o ideal é deixar um pouco fora do armário uma vez por mês. Também é bom evitar usar o couro tradicional em dias de chuva, pois pode mofar se você molhar a peça. Se ficar muito no armário, esse couro pode craquelar.

Couro sintético: Geralmente é mais barato que o tradicional. É feito com componentes químicos, sem nada deorigem animal (salvo algumas exceções, com 10% de couro animal). A maioria é feita de poliuretano ou derivados de petróleo. Na verdade esse material não pode ser chamado de couro por não ter origem animal, segundo as leis brasileiras. O maior problema do tecido é a pouca durabilidade. Conforme as lavagens, esse tipo de couro tende a ir soltando.


Couro vegetal: feito com látex natural, extraído das seringueiras.

Couro ecológico: O couro ecológico também é feito de pele animal. A diferença é que as substâncias usadas no curtimento não são prejudiciais ao meio ambiente.




Eu, sendo ovolacto-vegetariana, prefiro muito mais os couros que não têm origem animal (até porque são mais baratos!). Porém cada um tem seus lados bons e ruins, cabe a você decidir qual é a prioridade (preço, duração ou sustentabilidade). Com mais informação todo mundo faz compras melhores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design