Image Map

5 fatos sobre a faculdade de jornalismo

26 abril 2016

Atualmente estou no quarto semestre do curso de Jornalismo e vim falar um pouco sobre isso, já que muita gente nesse universo de blogs quer seguir essa profissão. Qualquer dúvida deixem nos comentários que vou adorar responder!

Jornalismo

1. Você vai ler muito

No curso de Jornalismo, é muito importante os alunos acompanharem o que acontece na mídia, então sempre temos que saber o que está sendo dito nos jornais e revistas, além da TV e do rádio. Ler livros também é muito importante pra ter repertório e melhorar a escrita, além dos diversos livros e textos que os professores recomendam nas disciplinas.

2. É um curso muito prático

Você vai aprender a gravar um programa de rádio, a filmar matérias pra TV, a escrever muito e fotografar. Tudo é muito prático. Você vai ter que tirar seus finais de semana para sair e entrevistar pessoas, vai ter que sair a campo para fotografar e escrever sobre histórias de pessoas de verdade. 

3. Você vai estudar assuntos muitos diversos

No Jornalismo, você vai poder trabalhar com quase qualquer coisa. Desde esportes até política e cultura, nos trabalhos da faculdade você vai poder escolher o que gosta e escrever sobre aquilo. Dá pra aprender sobre muita coisa e já ir descobrindo o que você realmente mais gosta pra se especializar depois.

4. O estágio é importantíssimo

Infelizmente o mercado anda super concorrido. Como os veículos exigem muita prática e conhecimentos técnicas, é muito importante sair da faculdade com um ou dois estágios. Estagiar em uma empresa permite colocar em prática tudo que foi aprendido e aprender sobre a profissão no dia a dia, que pode ser bem diferente do que aprendemos na aula.

5. Cursos livres/ de extensão fazem a diferença

Muita gente já entra na faculdade sabendo com o que quer trabalhar. Por isso, além dos trabalhos da faculdade serem focados nisso, é importante fazer um curso "a mais". Tem gente que leva isso bem a sério e chega a fazer duas graduações (ex: jornalismo e economia, jornalismo e moda). Mas fazer cursos de extensão pode te ajudar a ter conhecimentos sobre a sua área de interesse e te ajudar a conseguir trabalhar nesse ramo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design