Image Map

Guest Post: A meditação na melhoria da concentração

01 abril 2016

A meditação é uma técnica que atua entre os polos da contemplação e da concentração. Embora meditar consista em deixar os pensamentos fluírem naturalmente, a pessoa fica mais atenta e concentrada ao realizar as outras tarefas do dia a dia. Além disso, a prática provoca uma sensação profunda de relaxamento e bem-estar. Aqui você vai aprender como a meditação pode ajudar a melhorar sua concentração.

Concentração comprovada

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, mostrou que o hábito de meditar regularmente ajuda na concentração dos trabalhadores e com isso a média de produtividade aumenta. A meditação pode até mesmo resolver problemas mais sérios para a concentração, que normalmente costumam ser tratados com remédios e suplementos para manter o foco, como Genius X, Concerta ou Ritalina. O aumento da capacidade de concentração faz com que a pessoa lembre de mais detalhes referentes ao seu trabalho e a sua rotina. Outro ponto positivo mostrado pela pesquisa foi que pessoas que fazem meditação ficam mais bem-humoradas e mesmo em situações estressantes as mudanças de humor não são bruscas.

A pesquisa avaliou três grupos de quinze pessoas. O primeiro grupo foi submetido a oito semanas de meditação mental. O segundo grupo passou por oito semanas fazendo treinamentos de relaxamento corporal. Já o terceiro grupo serviu para controle. Depois das oito semanas de pesquisa, os participantes foram avaliados pela capacidade de realizar várias tarefas simultâneas, velocidade e precisão. O grupo que fez meditação superou os demais com uma grande diferença. As pessoas apresentaram melhoramento do uso da memória, notável capacidade de concentração e reduzidos níveis de stress.

Criança pode meditar?

Pode desde que tenha o acompanhamento de um instrutor. A primeira infância é o momento em que a criança está aprendendo muito, tudo é novidade, sendo assim, quanto maior a concentração maior também vai ser a facilidade de aprender. Algumas pesquisas já mostraram resultados positivos em relação a meditação para crianças hiperativas e com déficit de atenção. Com essas crianças, medir provocou um profundo grau de concentração e em pouco tempo de prática elas já apresentaram melhorias de comportamento e de aprendizagem na escola.

Quanto tempo devo meditar por dia?

O tempo varia de pessoa para pessoa, pois cada um sente uma necessidade. Em geral, é indicado meditar de dois a 20 minutos por dia que já será possível sentir as diferenças na concentração.

Que tipo de meditação escolher?

Todas as técnicas proporcionam resultados positivos na memória. Atualmente, se tem conhecimento de mais de 6 mil tipos de meditação, cabe a você escolher uma que lhe deixe confortável e relaxada.

Para meditar não é necessário mudar de religião. As técnicas tiveram origem nas religiões orientais, mas não se trata de um ritual espiritual. Meditar é entrar em contato com você mesmo, é uma atividade de autoconhecimento.

Resultados

Geralmente, nos primeiros dias de prática de meditação a pessoa não consegue alcançar um nível profundo de relaxamento. Como em todas as outras atividades da nossa vida, é praticando que se aprende. Ninguém nasce sabendo escrever, assim como ninguém nasce sabendo meditar.

Os resultados vão começar a aparecer quando você conseguir se desligar do mundo ao redor, porém a sensação de bem-estar já aparece no primeiro dia. O ideal é procurar um instrutor para lhe auxiliar nesse processo. O importante é nunca desistir e tentar até alcançar os objetivos que deseja. Existem pessoas que conseguem atingir um bom nível de relaxamento logo na primeira semana, enquanto existem outras que demoram mais de um mês.

Descanse

Quando uma pessoa chega a um alto nível de concentração enquanto medita, ela descansa 2 vezes mais do que quando está dormindo, mas vale lembrar que a meditação não substitui o sono e você deve dormir oito horas diárias. Uma mente descansada apresenta maior poder de concentração, até mesmo para conseguir meditar.


* Post por Regina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design