Image Map

Meu Bullet Journal

25 abril 2016

Quem tem que administrar um monte de tarefas, como trabalho, faculdade, blog e canal pode ficar perdido muitas vezes e nem saber por onde começar. Eu uso diversos métodos pra me organizar, como o Google Drive e o Trello, mas o bullet journal tem sido o meu favorito.


Esse é o caderno da Imaginarium que comprei (custou R$ 39) para servir de bullet journal, mas você pode fazer com um menor, pra levar na bolsa. Esse método é melhor que usar uma agenda e acho mais eficiente que os aplicativos (se querem dica de app, gosto muito do Sunrise).

Fazer um bullet journal é bem simples:

- Na primeira página fica o sumário. Você numera as páginas e coloca onde começa cada mês. Dá pra interromper o mês no meio para anotar outra coisa, como eu fiz no mês de março. Se isso acontecer, você coloca onde está a anotação aleatória e onde volta a ser o mês.


- No começo de cada mês, você lista cada dia, um dia por linha, e coloca a principal tarefa daquele mês.

- Após isso, nas outras páginas, você vai colocando o dia (ex: 25 de abril) e abaixo a lista de tarefas.

- Para a lista de tarefas, existem diversas simbologias. A que eu uso é: bolinha para tarefa ainda não feita. Após terminar, coloco um X sobre a bolinha. Se a tarefa foi adiada, coloco o símbolo > sobre a bolinha. Quando é importante, escrevo um asterisco do lado da bolinha e quando foi cancelada, eu só risco toda a tarefa. Se não for uma tarefa e sim uma anotação ou ideia, substituo a bolinha por um ponto.


Esse método tem funcionado muito pra mim, pois visualizo muito melhor as coisas a fazer em cada dia. Caso eu tenha algum dia sem nada para fazer, é só não escrever nada e passar direto para o próximo. Não é como uma agenda, que a página deve ficar em branco, então é até mais econômico. O bom do bullet journal é que é super personalizável, então cada um pode adaptar as regrinhas para suas necessidades.

Como não gosto de andar sempre com a bolsa cheia de coisa, acabo não levando o caderno comigo. Porém, quando chego em casa anoto tudo que apareceu de novo no meu cronograma e vou colocando os "X" no que foi feito. Pra algumas coisas, ainda uso o aplicativo Sunrise, pois tem notificações e não corro o risco de esquecer de fazer a tarefa.

E vocês, utilizam o método? Como é bullet journal de vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design