Image Map

Sobre ser mulher e multitarefas

25 abril 2016

Nós, mulheres, convivemos diariamente com pessoas e veículos de comunicação dizendo o que uma mulher deve ser e de que forma deve se comportar. Muitas vezes somos elogiadas e parabenizadas por estar seguindo um padrão, o que deixa muito difícil reconhecer que certos padrões são prejudiciais para nós.

Uma dessas coisas é o tal do multitasking. As mulheres são muito retratas como super-heroínas por “conseguirem” fazer mil coisas em um dia e ao mesmo tempo. Existe uma crença de que os homens não conseguiriam tal coisa. Mas isso é verdade?



Mulheres e homens têm as mesmas habilidades. Um homem pode cozinhar da mesma forma que uma mulher, trabalhar tanto quanto ela, cuidar dos filhos de forma igual. Porém, muitas das tarefas domésticas são negligenciadas pelos homens, restando às mulheres a obrigação com a casa. O resultado disso é que, além de trabalhar fora em empregos formais como os homens, as mulheres fazem praticamente todas as tarefas do lar e ainda cuidam dos maridos como se fossem os próprios filhos.

A publicidade adora retratar as mães como super-heroínas, por trabalharem fora, cuidarem da casa e dos filhos. Isso não é necessariamente um elogio, muitas mães são obrigadas a assumir muitas responsabilidades. Se tivessem escolha, estariam dividindo tarefas e tendo uma vida mais equilibrada, e não a vida de uma “super-mãe”, com responsabilidades fora do normal. 



Ser multitarefas não é uma coisa que deve ser elogiada e encorajada nas mulheres. Essa característica é coloca nelas para que se sintam incríveis por estarem fazendo tantas coisas, enquanto os homens não se sentem nessa obrigação. Muitas mulheres se sentem sobrecarregadas com esse acúmulo de responsabilidades, principalmente quando são cobradas no trabalho o mesmo rendimento de um homem que não cuidou dos filhos, não arrumou a casa, etc.
 

Por esse e outros motivos a divisão de tarefas e a participação dos pais  na criação dos filhos é importante. Estamos tendo pequenos avanços, como a extensão do tempo de licença paternidade, mas esse é um longo caminho. Então, antes de dizer que mulheres são multitarefas e essa é uma habilidade feminina, pense se isso é realmente uma escolha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design