Image Map

Documentário: Iris

12 maio 2016

 
Como você se imagina quanto tiver 90 anos? É impossível que essa pergunta não passe pela sua cabeça ao assistir ao documentário Iris. A obra é sobre a vida de Iris Apfel, uma antiga decoradora de interiores que hoje, aos 94 anos, é um ícone da moda. Ela tem uma rotina agitadíssima e no documentário podemos acompanhar Iris em seus diversos compromissos. Como já disse a própria, "se aposentar é pior que morrer. Há tantas coisas esperando para ser feitas no mundo".



O documentário Iris tem mais ou menos uma hora e meia e pode ser assistido na Netflix. Aborda vários aspectos da vida de Iris e um deles é sua incrível coleção de roupas, bijuterias e artigos de decoração. A designer de interiores tem vários apartamentos para suas coleções, que foi montando ao longo dos anos e inclusive já fizeram parte de exposições sobre ela. Durante o documentário, Iris se desfaz de muitos de seus itens, doando para um museu. Apesar de amar suas coleções e os itens que compra, ela não é extremamente apegada e sabe que há coisas mais importantes na vida. Eu não gosto de acumular coisas e jamais colecionaria roupas ao ponto de lotar apartamentos, mas a satisfação de Iris ao comprar novos itens e mostrar suas coisas é algo incrível.


Moda é realmente algo que importa pra ela, e podemos ver que ela sente prazer em se arrumar e combinar suas roupas e acessórios. Em um momento ela diz que o melhor de uma festa é se arrumar pra festa, e não o próprio evento.

Outra coisa sobre a vida dela que o documentário mostra muito é a relação dela com o então marido. Em 2015, um ano depois do documentário ser feito, seu marido Carl morreu. Eles foram casados por 67 anos e as cenas deles juntos no filme são muito fofas. Os dois cuidavam muito um do outro e Carl admirava muito o gosto de Iris por moda, inclusive ajudando ela a compor sua coleção de roupas.

Iris é um documentário para refletir sobre o poder das roupas que usamos e se apaixonar mais um pouco com o mundo da moda. E por moda eu não digo o mundo das grifes luxuosas e desfiles, mas o estilo de pessoas normais, que usam as roupas para se sentirem mais felizes no dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design