Image Map

Guest Post: Como cuidar de cabelos afros? Confira 10 dicas

31 maio 2016


Os cabelos afros chamam a atenção por onde passam! Isso acontece porque, além de lindos e estilosos, eles são raros atualmente, graças à onda de madeixas chapadas que é febre entre as mulheres no mundo todo. Mas, como toda regra tem uma exceção, os fios afros estão de volta e são de deixar muita gente de boca aberta.

Apesar de exuberantes, ter as madeixas afros não é para qualquer uma. O cabelo exige uma série de cuidados, já que os fios são mais finos e porosos, o que o torna mais sensível e sujeito aos danos causados pelo dia a dia e pelo uso de produtos químicos.

Os cabelos afros, naturalmente, sofrem com o aspecto ressecado, falta de brilho e volume excessivo. Portanto, sem o tratamento adequado, eles tendem a ser gravemente danificados pela ação do tempo. Por isso, é importante hidratar regularmente as madeixas e usar produtos específicos para o tipo de fio. Quer saber como?
Se você tem o cabelo afro e quer saber como cuidar das suas madeixas, leia o artigo até o final e confira 10 dicas essenciais para deixá-los bonitos e saudáveis.

1 - Alimente-se bem

Sim. Esse é o principal fator para ter um cabelo saudável e com vida, independente do tipo de fio. É ideal manter uma dieta equilibrada com proteínas, vegetais frescos e água para manter a vitalidade das madeixas. Algumas frutas, como o abacate, por exemplo, são mais gordurosas e ajudam a manter a oleosidade dos fios.

2 - Lave bem os cabelos

É necessário lavar os cabelos afros de forma adequada, de preferência em água morna. Como esse tipo capilar já tende a ser muito ressecado, é preciso evitar água quente para não ressecar ainda mais. Mesmo que você use produtos bons, é ideal que o chuveiro não esteja com a água muito quente.
Outra dica é fazer uma pré-lavagem. Aplique um óleo de tratamento antes de fazer a lavagem habitual e espere 5 minutos. Isso vai ajudar na umectação dos fios porosos, o que garantirá uma hidratação mais profunda.

3 - Hidrate o cabelo semanalmente

Para ter cabelos sedosos e com brilho, é preciso fazer uma hidratação toda semana para repor a umidade dos fios. Os cabelos afros, devido ao seu formato encaracolado ou frizzado, não deixam a umidade do cabelo percorrer por toda a extensão dos fios, o que causa o efeito ressecado. Aposte em produtos à base de silicone, colágeno, elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas, vitamina E, babosa (aloe vera) e pantenol, pois ajudam a repor os nutrientes e unir as pontas duplas.

4 - Use produtos específicos

Isso também é muito importante para deixar os seus cabelos afros saudáveis e bonitos. Escolher bem o condicionador, shampoo, ampola, leave-in, cremes e óleos de tratamento ideais para o seu tipo capilar é essencial, pois cada um desses produtos vem com uma carga elétrica diferente que é transferida para cada tipo de cabelo. Na hora de comprar, escolha um que atenda às suas necessidades reais.

5 - Use pente de madeira

Na hora de pentear as madeixas, opte por um pente de madeira. Ele ajuda a combater os indesejados fios armados, já que a madeira tira a eletricidade dos fios e auxilia na eliminação do frizz.

6 - Não penteie os cabelos secos

A melhor opção para quem tem cabelos afros é pentear os cabelos enquanto ainda estão molhados. Desembaraçar os fios enquanto estiverem secos poderá prejudicar a saúde e beleza das madeixas, deixando os fios quebradiços e dando um aspecto frizzado.

7 - Não durma com os cabelos molhados

Os fios do cabelo afro são mais juntinhos e fechados, o que pode facilitar a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo. Por isso, evite dormir com as madeixas molhadas.

8 – Use protetor térmico antes de usar o secador

Como você já sabe, os cabelos afros são muito sensíveis e mais propensos aos danos causados por temperaturas muito quentes. Por isso, antes de usar o secador, aplique um protetor térmico para proteger os fios. Se possível, use um difusor acoplado ao secador para diminuir os riscos.

9 – Acerte no corte

Além de remover as pontas ressecadas, um bom corte de cabelo pode amenizar o volume dos cabelos afros. Evite o corte reto, pois com o cabelo todo com o mesmo comprimento, o volume se acumula nas pontas, causando o temido efeito “pirâmide”.

10 – Use leave-in e óleos capilares

Eles são essenciais para “domar” o cabelo afro e reduzir o volume. O leave-in ajuda a combater o ressecamento e a modelar os fios. Já os óleos capilares ajudam a recuperar a umidade dos fios, que é essencial para acabar com o volume excessivo, além de dar brilho e evitar pontas espigadas.
Agora que você já sabe como cuidar dos seus cabelos afros, aproveite para aprender penteados novos para deixar o look ainda mais estiloso. Acesse esse link abaixo e saiba mais!  

Texto enviado pela jornalista Raiane Gonoli, do site tudoela.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design