Image Map

Guest Post: Formas saudáveis para cuidar da memória

15 julho 2016

A memória é uma das nossas capacidades fundamentais para que consigamos desenvolver nossas atividades diárias. Precisamos da memória para praticamente todas as nossa ações.

Sendo assim, precisamos cuidar bastante da nossa memória e da nossa saúde no geral para que consigamos ter uma vida saudável e funcional por durante toda a nossa vida.


O que pode prejudicar sua memória?

Bom, antes de falarmos em como cuidar da memória precisamos falar primeiramente o que pode fazer a nossa memória ficar mais fraca.

Hoje já é reconhecido que o estresse e a depressão são dois dos fatores que podem realmente causar impactos na sua memória a longo prazo. Além disso, outras doenças como o hipotireoidismo (doença metabólica) também criam um impacto negativo na sua memória se não for devidamente tratada.

Por fim, hábitos ruins como o consumo de álcool excessivo pode fazer que você tenha uma
significativa redução da sua memória. Todas essas circunstancias acima já foram comprovadas cientificamente como uma das causas da perda de memoria (além de outros fatores como o envelhecimento e outros hábitos gerais do cotidiano).

Sendo assim, vamos finalmente para as formas saudáveis para cuidar da sua memória.


Dica 1 : Aprenda novas habilidades

Aprenda novas habilidades! Sempre que puder!

Quando aprendemos novas habilidades necessariamente estamos colocando boa parte da
nossa cognição e fisiologia neural em funcionamento para que consigamos desenvolver essa atividade com perfeição em uma próxima vez.

Toda essa atividade neural é fundamental para evitar o envelhecimento precoce das células do seu cérebro. Além disso, todo o processo de aprendizado estimula novos circuitos neurais que ajudam ainda mais a fortalecer a sua memória. Portanto meninas, virem uma máquina de aprender!

Dica 2 : Faça exercícios físicos


Os famigerados exercícios físicos parecem ser o remédio para tudo na nossa vida. E além de parecer, eles realmente são.

Além de ajudar a combater o envelhecimento, melhorar a saúde do coração, melhorar inclusive a nossa estética, os exercícios físicos também são fundamentais para a saúde do cérebro.

Os exercícios físicos (principalmente as atividades aeróbicas – como uma caminhada ou corrida), intensificam a capacidade cognitiva de atenção e concentração. Sendo uma das melhores formas saudáveis para cuidar da memória.


Dica 3 : Tenha uma boa noite de sono


Uma noite de sono está altamente correlacionada a capacidade de informações que retemos no dia anterior. Uma noite mal dormida podem fazer você ter alguns impactos na sua memória.

É exatamente durante o sono que toda as recordações e memórias são consolidadas.

Além de ajudar na sua memória, uma boa noite de sono vai fazer você se sentir renovada e vai te dar mais energia para encarar o dia. Essa dica é com certeza uma das formas mais saudáveis para cuidar da memória e também é uma excelente forma de “cuidar” da sua saúde no geral.

Outras dicas

Além dessas dicas antes citadas para cuidar da memória ainda existem muitas outras.

A leitura por exemplo, é um outro exercício fundamental para ajudar na sua memória. Além da leitura temos várias outras atividades como aprender um novo idioma, fazer cálculos matemáticos e até mesmo socializar com os amigos como atividades que vão efetivamente cuidar da sua memória.

Essa foi uma dica do Saúde Mental que com certeza vão fazer milagres para cuidar da sua
memória e melhorar a sua qualidade de vida como um todo meninas. Vale a pena colocar em prática e colher os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design