Image Map

Por que (e como) estou tirando o leite da minha alimentação

02 agosto 2016



Quem acompanha o blog e o canal sabe que sou ovolactovegetariana, isso quer dizer que não como nenhum tipo de carne (carne vermelha, frango ou peixe/frutos do mar). Já faz três anos que fiz essa mudança e desde lá digo que meu objetivo é também tirar o leite e os ovos da minha alimentação. Isso porque eu não parei com a carne tanto por motivos de saúde, isso também, mas principalmente porque não acredito que devemos consumir carne animal ou outros derivados quando não precisamos disso para sobreviver, nem para nos manter saudáveis.

Sobre o leite, nós somos a única espécie que continua tomando leite após a infância, e o pior não é isso, e sim que o leite é de vaca e não humano. Esse hábito pode causar muitas consequências ruins para o nosso corpo, entre elas:

  • 70% dos adultos terem algum sintoma de intolerância após consumir leite de vaca
  • O leite de vaca contém hormônios de crescimento e de simulação de gravidez, que são usados para aumentar a produção de leite, assim como antibióticos
  • O leite está associado a asma e alergias, sinusite e enxaquecas
Isso sem contar os danos à saúde e às vidas das vacas leiteiras, que nada tem a ver com o fato de que decidimos que tomar o leite delas é saudável para nós. Não vou negar que largar o leite é difícil para mim, afinal sou louca por doces e nem todos os bolos, tortas, brigadeiros e etc que amo comprar e fazer têm suas versões veganas. Por isso decidi ir aos poucos e por enquanto estou ficando um dia na semana sem consumir leite e derivados. Para esse dia, substituo diversos itens como queijo, biscoitos, molhos, bolos e etc por alimentos de origem vegetal.


Algumas opções de lanches veganos que costumo comprar no dia que fico sem leite: geleia de fruta, gelatina vegana (essa escrito Meu Lanchinho é a única que vende em supermercado!) e amendoim. O leite é bastante rico em gordura, então muitas vezes posso sentir falta. Dois substitutos bons e ricos em gordura são o amendoim e o abacate.

O objetivo, claro, é ir aumentando aos poucos o número de dias que fico sem leite, para depois cortar o leite e os ovos de vez. Isso pode demorar um pouco, mas é uma questão de hábito. Nos outros dias ainda consumo coisas com leite, um pouco menos que antes, mas consumo. Então não estranhem se verem em meu Instagram alguma foto de comida desse tipo, ainda estou em transição, haha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design