Image Map

Livro: Comprometida, de Elizabeth Gilbert

28 fevereiro 2017


Quem também leu e amou Comer, Rezar, Amar? Se você faz parte desse grupo de pessoas, precisa ler o livro que a Liz Gilbert escreveu depois, o Comprometida. Em Comer, Rezar, Amar, a escritora conta a próprio jornada rumo ao autoconhecimento após um divórcio. Fazendo sua última viagem, à Indonésia, ela conhece um brasileiro, com o qual começa a namorar. Comprometida é sobre essa relação dos dois, que fica muito complicada quando Felipe perde seu visto para entrar nos Estados Unidos. Logo os dois, que prometerem um ao outro jamais se casar, têm de rever essa promessa para que possam viver juntos.


O livro é muito mais uma pesquisa do que a história deles. Afinal, Liz, após seu divórcio, está morrendo de medo de casar novamente e embarca em uma busca do real sentido do casamento. A escritora está desesperada por bons exemplos, que não tenham acabado em divórcio ou tragédias. Então, nesse livro você vai saber tudo que existe sobre casamentos: como surgiram, por que surgiram, que diferença ele realmente faz na vida das pessoas, o que fazer para que ele dure mais, entre outras respostas.

Se você é curioso e adora saber a história e o motivo por trás das coisas, recomendo muito esse livro. É impossível que alguém não seja um pouco como Liz, em busca de bons argumentos para tomar a decisão de ficar com alguém para sempre. E argumentos e teorias existem muitos, como você verá. Como a própria autora diz, ela está procurando alguma teoria que se encaixe para ela e a faça se sentir confortável. Há argumentos no livro de que o casamento é ultrapassado e conservador, assim como outros estudiosos já dizem que o casamento é a instituição mais subversiva, afinal o Estado jamais poderá controlar duas pessoas com tanta intimidade uma com a outra.

Existe um equilíbrio no livro entre a saga dos dois para conseguirem um visto e se casarem a as pesquisas que Liz vai fazendo enquanto o casal vive de país em país, contando os dias para voltar para casa. Recomendo Comprometida se você está em um casamento, já passou ou pretende passar por um. Não é um livro que vai te fazer morrer de vontade de casar agora mesmo ou fazer você desistir: são apenas fatos, para você começar a sua vida a dois mais preparado (afinal, foi esse o propósito de Liz com essas pesquisas).

O livro é curto e a leitura é muito leve, sempre há um fato novo e inusitado em cada capítulo, assim como uma novidade no relacionamento de Liz e Felipe. Também é legal que a autora faz questão que a leitura seja atrativa para todos, não citando apenas casamentos entre pessoas heterossexuais. Ah, e espere uma visão bem feminista de Liz ao longo do livro também!

Quem já leu Comprometida? O que achou? Contem abaixo nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design