Image Map

Meditação e disciplina

02 julho 2017


Vocês têm o hábito de meditar? Meu interesse pela prática surgiu quando li o livro Comer, Rezar, Amar. Naquela época, há uns quatro anos, eu fazia minhas tentativas de meditar em casa, mas não levava isso muito a sério.

Um tempo depois, em 2015, comecei a fazer yoga. Durante as aulas, toda semana, tínhamos o momento de meditação. Como o ambiente era propício para isso e até a música ajudava, eu sentia muito a diferença. Eu fazia yoga de manhã cedo e meu dia era sempre mais tranquilo e produtivo depois da prática.

Com a mudança de emprego, de rotina e tudo mais, tive  que abandonar a yoga, mas a prática de meditação continuou comigo. Agora, o que faço é o contrário: medito à noite, logo antes de dormir. Como chego da faculdade com muitas coisas na cabeça e com stress acumulado, é a melhor coisa para relaxar e dormir melhor.

Porém, sempre vai haver aqueles dias em que bate a preguiça de meditar, ainda que isso envolva um esforço físico zero! Acalmar a mente e dispersar todos os pensamentos é uma tarefa difícil e muitas vezes vamos deixando para depois.

A minha dica, porém, é que vocês sejam disciplinados quanto a isso. Meditem, independente do que estão sentindo. Não importa se você está bem ou mal, cansado ou descansado, com sono ou querendo ver as mídias sociais mais um pouco. Ter disciplina é colocar os sentimentos de lado e fazer. E meditar sempre traz recompensas, mesmo que seja por três minutinhos.


Para quem está começando, vou indicar um aplicativo que se chama Stop, Breathe and Think. São meditações guiadas, que você faz com base no que está sentindo. Funciona assim: você abre o aplicativo, diz como está (mental e fisicamente) e irão aparecer na tela sugestões de meditações em áudio. Algumas têm dois minutos, outras cinco, outras seis. Nada muito demorado. Os áudios são todos em inglês (já serve para praticar o idioma!).

Se você não quer instalar mais um aplicativo, existem playlists especiais para isso no Spotify! A Meditation Relaxation é uma delas. São sons bem tranquilos que te ajudam a se concentrar na própria respiração e aliviar o stress. O bom é que você pode meditar o quanto quiser, pois as músicas vão tocando em sequência. Com o Stop, Breathe and Think, por exemplo, você tem um tempo delimitado.

Fica a dica para quem busca um maior equilíbrio. A meditação ainda vai te ajudar a diminuir a ansiedade, a pressão arterial, as tensões relacionadas à dor e aumentar sua criatividade, estabilidade emocional e intuição.

PS: Se você está procurando itens de decorações legais e inspiradores para montar o seu cantinho de meditação, acesse o Cupom Válido! Lá tem cupons de desconto para lojas como Imaginarium, Casas Bahia, Camicado e Casa Show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design