Image Map

Como empreender sem tempo (e sem dinheiro)

30 dezembro 2017


Se tem um tema que eu me aprofundei mais em 2017 foi o empreendedorismo. Essa é uma saída cada vez mais comum para pessoas que não se encaixam na cultura corporativa, querem mais autonomia, aumentar a renda e ganhar dinheiro fazendo o que amam.

Para as mulheres o empreendedorismo tem ainda mais significado, pois muitas vezes significa ter o controle sobre a própria vida, por meio de uma fonte de renda.

Não importa o motivo, se você está pensando em montar um negócio, pode esbarrar na falta de tempo (seja por trabalhar em outro lugar ou por ter filhos) ou a falta de verba.

Confira abaixo algumas sugestões para você que gosta de inovar, tem alguma habilidade e quer se se tornar uma empreendedora:


Tenha um negócio online

Montar um negócio com endereço, escritório, mobília, estoque e tudo mais pode ser o seu sonho, mas se falta dinheiro para realizar um investimento desse tamanho, use a internet a seu favor. Já pensou em montar um loja online para revender produtos?

Se vender itens não é exatamente o que você almeja, você pode vender produtos digitais. Escreva um e-book sobre um assunto que você domina, crie um blog ou portal, revise textos, etc. As opções são muitas se você tem talento.


Aprenda sobre finanças

É impossível gerir bem uma empresa, não importa o tamanho, se você não souber cuidar do dinheiro. O primeiro passo, que é fundamental para o seu sucesso, é separar as finanças pessoais e da empresa. Também é importante saber onde investir o seu capital para que ele renda mais.

Você não precisa ser graduado em administração ou economia para saber o básico. Confira canais de youtube sobre finanças, leia livros sobre o assunto, tenha planilhas (e as utilize sempre) e calcule o que cada investimento pode trazer para o seu negócio.


Gerencie melhor o seu tempo

Se você irá conciliar o seu novo negócio com o emprego atual, a faculdade e a vida pessoal, saber gerenciar muito bem o seu tempo será muito importante. Existem muitos conteúdos na internet e livros sobre isso, pois muitos empreendedores compartilham suas dicas para maior produtividade.

Reserve horários do seu dia para cada coisa, tenha foco total no que está fazendo, sem se distrair pelas redes sociais, e defina prioridades. É claro que nada é mais importante que seu bem estar, então não deixe de lado suas horas de sono, cuidados com a alimentação e um tempo para os exercícios físicos.


Utilize o que você tem

Como já disse Theodore Roosevelt, "faça o que puder, com o que tiver, onde estiver". Por isso, saiba que você deve utilizar todos os recursos que tiver disponíveis, sejam eles de tempo ou financeiros. Se o que você tem é um computador e acesso à internet, utilize isso para começar o seu negócio.

Não faça grandes investimentos no início se você ainda não tem clientes conquistados ou ainda não tem certeza de que é isso o que quer fazer. Vá aos poucos avançando e fazendo novas aquisições, no mesmo ritmo em que torna o seu produto ou serviço conhecido.


Tenha parceiros

Pense um pouco sobre os seus amigos, familiares e conhecidos. Como eles podem ser úteis ao seu negócio? Ter parceiros é fundamental para o sucesso de qualquer empresa.

Lembre-se de que a relação deve ser benéfica para todos. Se você tem uma loja online e conhece alguém que tenha um blog, por exemplo, pense em um modelo de parceria em que todas as partes estejam satisfeitas, por meio de anúncios, participações em conteúdos ou publiposts.


Saiba fazer marketing

Nenhum negócio sobrevive sem clientes. Como conquistá-los se você não tem dinheiro para investir em anúncios online ou distribuição de materiais na sua cidade?

Criar conteúdos na internet que farão seu produto mais conhecido não custa nada! Tenha um site para a sua empresa, utilize sempre as redes sociais e aos poucos vá construindo a sua marca.


E você, está pensando em montar o seu negócio próprio? Conte nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design