Image Map

3 Curiosidades sobre o veludo

06 abril 2018

Ele é um dos tecidos mais antigos do mundo e está presente na moda há muitos anos. O veludo está sempre ressurgindo nas passarelas e looks das ruas. Ele pode ser polêmico e não agradar a todos, mas o fato é que o tecido tem muita história e personalidade.

Se você é fã da elegância das peças em veludo ou apenas adora saber mais sobre a moda e sua história, continue lendo esse post para conhecer três fatos curiosos sobre o surgimento desse tecido:

O tecido era um artigo de luxo


A maciez e a elegância do veludo sempre foram relacionados à realeza, e isso não é à toa. Quando o tecido surgiu, sua fabricação era muito demorada e complexa. Por isso, os valores eram altos e o veludo era raridade.

No século 15, o rei da Inglaterra Henry IV inclusive proibiu pessoas que não fossem da nobreza de usar o tecido.

Além disso, as fibras utilizadas inicialmente eram naturais, afinal a seda é utilizada na fabricação. O veludo só se tornou mais acessível depois da Revolução Industrial, pois a partir daí sua fabricação ficou mais barata.

Apesar de se tornar acessível, a conotação luxuosa do tecido ficou e hoje ele é visto como algo mais elegante e formal.

Ninguém sabe ao certo como surgiu


Existem algumas evidências que a maneira de fabricar o veludo existe pelo menos desde 2000 AC no Egito. Algumas dinastias na China também já usavam essa tecnologia há muitos anos.

Se você está curioso sobre a origem do nome Veludo, vem do latim “vellus”, que quer dizer “pelo” ou “pelo em tufos”.

Na época do Renascimento, o veludo era muito produzido na Itália, em cidades como Florença, Veneza e Milão. Essas peças de veludo italianas pertenciam a pessoas mais abastadas (da nobreza ou da igreja) e quase sempre tinham brasões e metais preciosos.

É considerado cafona por muitos


O veludo na moda sempre teve seus momentos de glória e de queda. Nas décadas de 1920, por exemplo, era um sinônimo de elegância e riqueza. Depois, foi incorporado à moda boho dos anos 1970 e na moda gótica dos anos 1990.

Ultimamente, o veludo está voltando às passarelas e aos looks de celebridades. O desfile da coleção Resort da Chanel de 2011, por exemplo, foi um marco para a sua volta. O tecido é muito usado em looks menos formais hoje em dia, principalmente com tecidos mais opacos e discretos, com o jeans.

Atualmente, existem vários tipos de veludo, entre eles o veludo molhado (uma das principais tendências ultimamente), o cotelê, o devorê, o liso e o cristal. Porém, muitos ainda o consideram um tecido antigo e datado.

E você, o que acha do veludo? Conte nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design