Image Map

Guest Post: Alimentos e exercícios podem ajudar na TPM

09 abril 2018


A tensão pré-menstrual, conhecida popularmente como TPM, é uma síndrome causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre durante o ciclo menstrual e atinge 7 a cada 10 mulheres.

Essa síndrome pode produzir alterações físicas e psicólogas, os famosos efeitos da TPM, mas estes podem ser reduzidos através de esportes e dieta adequada.

Segundo o Ministério da Saúde, a TPM atinge cerca de 70% das mulheres na fase reprodutiva. Inicia-se uma semana antes da menstruação, com fim no início do fluxo menstrual ou, em alguns casos, a TPM ainda acontece durante a menstruação.

Existem fatores que podem aumentar o surgimento da TPM, como estresse, histórico familiar de TPM, alta ingestão de cafeína, ansiedade, depressão, alimentação com comidas gordurosas entre outros.

Os sintomas da tensão pré-menstrual são muitos, mas destaca-se dores de cabeça e cansaço, tonturas, palpitação, pele propensa a acne, sensibilidade, variação de humor de um dia para o outro, fadiga, ansiedade, aumento dos seios, desejo por doces, irritabilidade e retenção de líquidos.


O que fazer para aliviar a TPM?


A alimentação influencia nessa síndrome, como em todas as áreas do corpo. Prefira alimentos ricos em fibras, como cereais, frutas e produtos naturais, que ajudam o organismo desintoxicar e manter a glicemia estável, evitando aquela vontade de comer doces. Beba bastante água e sucos naturais para ajudar a desinchar.

Alimentos ricos em zinco como o feijão diminuem a irritabilidade e ansiedade nessa fase. Junto a uma alimentação saudável, faça exercícios. 
Pesquisas provam que a prática de atividade física pode diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual.

Além disso, liberamos a endorfina quando realizamos atividades físicas, hormônio ligado ao prazer. Produzir endorfina praticando atividade física também é uma forma de diminuir a compulsão por doces nesse período.


* Post por Jacqueline Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Além do look do dia. Todos os direitos reservados.©
Design e codificação por Sofisticado Design